Nesta quarta-feira (22), é celebrado anualmente, o Dia Mundial da Água. Em alusão a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS) e Secretaria de Educação (SME), proporcionaram aos estudantes da EMEB. Cel. Octayde Jorge da Silva uma aula de campo, no Parque das Nascentes, na capital, composta por diversas atividades voltadas à reflexão sobre o tema.
Mais de 60 anos do ensino fundamental participaram de roda de conversa, aprimorando seus conhecimentos sobre meio ambiente e seus componentes, além de gincanas educativas, plantios de árvores nativas e um delicioso piquenique ao ar livre.
A secretária da SMADESS, Ana Paula Morelli, afirmou a importância da educação ambiental nas escolas, possibilitando a conquista de resultados futuros. “É preciso desde cedo ensinar, falar e debater sobre o meio ambiente, aliado a vida em sociedade. Trazer os alunos até aqui, possibilita um entendimento maior fazendo com que, consequentemente, repliquem os aprendizados em seus lares, esse é o nosso objetivo com a aula de campo de hoje”, disse.
A diretora da unidade de ensino, Elizete Reis, reforçou os conhecimentos transmitidos diariamente aos pequenos, por meio de atitudes simples, como por exemplo, a economia de água durante os hábitos domésticos.
“Sempre reforçamos que é preciso cuidar, zelar pelo meio ambiente, não somente no futuro, mas no presente também. Nas acolhidas massificamos as ações de conscientização, como desligar o chuveiro durante o banho, reaproveitamento de água nas tarefas de casa, plantio de árvores também e outras”, pontuou.
Isabel de 9 anos, não escondeu a felicidade em dividir o momento especial com os colegas de classe. “Estou muito feliz de estar aqui com meus amigos. Aprendemos sobre água e brincamos. Gostei muito”, externou.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, declarando assim, todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA).
Foto: Davi Valle