ALMT presta homenagem aos 104 anos da Ordem Internacional das Filhas de Jó

POR RENATA NEVES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial, na noite desta sexta-feira (18), para homenagear os 104 anos da Ordem Internacional das Filhas de Jó.

A solenidade foi requerida pelos deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Faissal (Cidadania), que concederam moções de aplausos a 111 membros da Ordem e a 12 lojas e potências maçônicas, com sedes em diversos municípios do estado.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi fundada em 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, estado de Nebraska, nos Estados Unidos, e está no Brasil desde 1972. Trata-se de uma ordem paramaçônica, ou seja, é apoiada pela Maçonaria, mas suas atividades são separadas.

Voltada para meninas e jovens mulheres, com idades entre 10 e 20 anos, a entidade busca aprimorar nelas os princípios de liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e desenvolvimento moral, intelectual e espiritual.

O nome “Filhas de Jó” vem de uma referência bíblica às filhas do patriarca Jó, mencionadas no Livro de Jó, da Bíblia Sagrada, como sendo mulheres exemplares em virtude e beleza.

“A ordem visa transformar as nossas meninas através de processos de estudo. Elas desenvolvem a capacidade de gestão desde muito pequenas, gerindo recursos financeiros e atividades filantrópicas, por exemplo. Tudo isso para que se tornem, no futuro, mulheres que venham a assumir cargos de grande relevância junto às prefeituras, ao governo, e sejam grandes mães, grandes empresárias. É realmente um empoderamento feminino”, frisou Wender Moura Gomes, secretário-adjunto para Filhas de Jó da Grande Loja Maçônica do estado de Mato Grosso.

Isabella Rodrigues ingressou na ordem com 13 anos de idade. Hoje, com 18, carrega o título de Miss Filha de Jó. Diferente dos famosos concursos de Miss, o título, dentro da ordem, é conquistado após comprovação de amplo conhecimento.

“A nossa ordem é baseada no Livro de Jó, mais especificamente no capítulo 42, versículo 15, que diz que as mulheres devem ser justas de alma e de coração, e que devem trabalhar em prol do amor e da caridade. Nesses cinco anos em que estou na Ordem, eu aprendi muito. O conhecimento de oratória, por exemplo, me ajudou muita na escola e na faculdade. Além disso, aprendemos a liderar e a lidar com o público, e isso, com certeza, contribui para nos tornarmos pessoas melhores”, afirmou.

Atualmente a Ordem Internacional das Filhas de Jó de Mato Grosso está presente em nove municípios e conta com a participação de aproximadamente 280 jovens.

Ao atingir os 20 anos de idade, as participantes podem se tornar membros adultos da entidade, contribuindo como líderes e conselheiras. É o caso de Ana Lúcia Perinazzo, Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional de Mato Grosso.

“A função do Bethel Jurisdicional é coordenar as meninas dos bethéis do estado e contribuir para que essas meninas se tornem líderes e possam conquistar lugares maiores com essa liderança”, ressaltou.

O deputado estadual Wilson Santos salientou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Ordem.

“Hoje, junto com o colega deputado Faissal, resolvemos fazer essa homenagem a essas moças que têm o privilégio de conviver em um ambiente especial, como é o ambiente Filha de Jó, de receberem conhecimento, formação filosófica, que vão ajudar na construção do seu caráter, da sua personalidade.  De uma forma geral, as mulheres são mais honestas que os homens, mais comprometidas com tudo o que assumem e têm mais sensibilidade. Por isso, quanto mais mulheres tivermos nos campos de decisões políticas, mais acertadas serão essas decisões. E aqui está uma ordem que prepara as mulheres, passando a elas ensinamentos e princípios que não se compram”, declarou Wilson Santos.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *