Advogados que atuam em Mato Grosso são homenageados em sessão especial

POR RENATA NEVES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

Advogados que atuam em Mato Grosso foram homenageados com moções de aplausos pelos deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Faissal Calil (Cidadania), durante sessão especial realizada na tarde de sexta-feira (9).

A solenidade foi realizada no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, em razão do Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto. No total, 148 profissionais receberam as honrarias em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em Mato Grosso.

O deputado Wilson Santos lembrou que o dia do advogado é comemorado em 11 de agosto por ser a data em que foram criadas as duas primeiras faculdades de Direito no Brasil, em 1827, sendo uma em Olinda e outra em São Paulo, e destacou a importância dos advogados na formação da sociedade, bem como na garantia e cumprimento do direito.

“Não há sociedade livre, com razoável nível de equilíbrio, de justiça, sem a atividade do advogado e da advogada. É impossível isso acontecer. Mesmo aos autores dos crimes mais hediondos a lei maior garante o direito à defesa […] Parabéns a todos os advogados. Que vocês continuem exercendo essa nobre atividade e continuam garantindo o direito, especialmente dos mais humildes. Recebam do Parlamento estadual os nossos mais sinceros aplausos”, declarou.

O deputado Faissal lamentou o assassinato dos advogados Roberto Zampieri e Renato Gomes Nery, ocorridos em dezembro de 2023 e em julho deste ano, respectivamente, e chamou a atenção para os desafios da carreira, bem como para a necessidade de lutar pelos direitos dos profissionais que atuam na área.

“Este é um momento de muita reflexão, principalmente porque nós temos uma campanha da OAB pela Frente e temos que estar unidos. Unidos para defendermos não só o direito do próximo, mas também os direitos dos próprios advogados.  Eu costumo dizer que a advocacia é a mais nobre de todas as profissões, pois defende o cidadão, defende o estado democrático de direito, defende não só os direitos individuais, como os direitos coletivos, mas às vezes acabamos nos esquecendo de defender os nossos próprios direitos”, disse.

Segundo o presidente da Academia Brasileira de Direito, Fábio Capilé, um dos homenageados na ocasião, Mato Grosso conta com cerca de 30 mil advogados registrados e aproximadamente 18 mil em atuação. O advogado agradeceu aos deputados pelo reconhecimento e salientou a relevância do trabalho dos profissionais da área.

“Ações como essa, feita pelo Parlamento estadual, acaba por incentivar as boas práticas, através do reconhecimento profissional do advogado, que é essencial para a própria democracia do país. Um dos compromissos da advocacia é defender o bom direito. Uma vez que o advogado exerce as suas prerrogativas, ele não está ali só para defender um cliente, mas para defender o direito à liberdade, o direito à igualdade e, acima de tudo, fazer com que o nosso país seja cada dia melhor e possa cada dia mais crescer, crente que existe sempre alguém pronto a defender toda essa estrutura”, frisou.

O desembargador Hélio Nishiyama afirmou que a atuação dos advogados é de suma importância para a garantia de uma jurisdição de qualidade, que realmente atenda aos interesses da população.  A procuradora do município de Cuiabá e ex-procuradora-geral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ana Lídia Souza Marques, sublinhou alguns dos principais desafios e recompensas da profissão.

“O advogado é o mensageiro que leva ao judiciário os anseios daquela pessoa que muitas vezes se encontra aviltada. É uma missão muito bonita, porque é a missão de fazer valer a lei que está vigente”, ressaltou.

Advogado há cerca de 50 anos, Otacilio Peron agradeceu aos deputados pelo reconhecimento e enfatizou as mudanças registradas ao longo dos anos em relação à atuação do profissional.

“Antigamente o advogado era chamado apenas para resolver problemas.
Hoje, ele tem que trabalhar no preventivo, porque as leis mudaram e continuam mudando a cada dia, então o advogado é o especialista que pode e deve orientar para evitar problemas futuros”, reiterou.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *