Foto: Secom-Cuiabá
Com informação: rdnews
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou a destituição da Associação de Feirantes do Mercado do Porto (Mercado Antônio Moisés Nadaf) e enfatizou a importância da transparência na gestão do espaço público durante uma visita técnica realizada na manhã deste sábado (04). Abilio ressaltou que a ação visa restaurar a ordem no local. “Recebemos até reclamações de que estavam realizando pagamentos com permutas, como, por exemplo, com peixes. Isso me lembrou do caderninho do antigo Aquário Municipal. Esses métodos de gestão não podem continuar. Vamos exigir transparência na utilização dos recursos públicos e, principalmente, na administração do espaço”, destacou o prefeito.
Abilio também apontou que a Associação dos Feirantes exercia um poder paralelo à administração municipal, impondo regras dentro do mercado. “Não conseguimos identificar transparência nos gastos da Associação. Não houve prestação de contas e nem clareza sobre os recursos arrecadados. Além disso, a Associação estabelecia valores sem qualquer alinhamento com a Prefeitura e pressionava os permissionários, ameaçando retirar seus ‘pontos’ em caso de inadimplência, o que está completamente fora de suas atribuições”, explicou.
Durante a visita, o prefeito determinou que serviços coletivos, como a limpeza da área interna e externa do mercado, sejam realizados diretamente pela Prefeitura de Cuiabá. Ele também anunciou a instalação de câmeras de segurança no local. Abilio informou que será realizada uma auditoria nas taxas pagas pelos permissionários, com o intuito de padronizar a administração do ponto turístico. “Os feirantes pagam uma taxa com base no metro quadrado utilizado. A partir do histórico dessas taxas, vamos identificar quem utiliza mais ou menos espaço”, afirmou.