Foto: Reprodução
Abilio Brunini (PL) está matematicamente eleito prefeito de Cuiabá com 53,78% e impondo vitória sobre Lúdio Cabral (PT), que teve 46,22% com 98,98% das urnas apuradas. Abilio é o candidato da direita, empurrado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto Lúdio, teve apoio do presidente Lula (PT).
Abilio liderou a apuração dos votos de ponta a ponta. A vitória demonstra força do PL no estado, ao conquistar à Prefeitrua da Capital mato-grossense e de cidades polo como Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), foi célere e em menos de 1h de apuração estava com 100% das urnas apuradas. A meta inicial era de proclamação em até 30 minutos.
Perfil
Abilio Brunini é cuiabano e cristão, tem 40 anos e é casado com a Samantha Iris, recém-eleita vereadora por Cuiabá. Ele é pai do Sebastian e da Ana Regina. Ele é formado em Arquitetura e Urbanismo e possui pós-graduação em Mobilidade Urbana.
Abilio foi vereador de 2017 a 2020, mas acabou sendo cassado no final por quebra de decoro parlamentar. Ele chegou a reverter a cassação, recuperando os direitos políticos. Sua atuação foi marcada por conflitos com a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), após rompimento entre os políticos.
Reprodução
Ele chegou a encarar Emanuel nas urnas em 2020, mas acabou sofrendo a virada no segundo turno. Muitas creditam sua derrota à época, devido ao seu comportamento “debochado”. Em 2022, foi eleito deputado federal sendo o mais bem votado, com 87.072 votos empurrado pela onda de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No Congresso Nacional, sua atuação espalhafatosa é duramente questionada, tanto por lideranças nacionais, como por membros da bancada federal de Mato Grosso. Ele sempre se envolve em polêmicas com deputados de esquerda, o que fomenta suas bases, que vivem sob o lema “anti-PT e anti-esquerda”.