Foto: VG Notícias
Com informação: VG Notícias
Abilio destaca aumento significativo dos casos de chikungunya: “População não tem contribuído no combate” VG Notícias O prefeito Abilio Brunini (PL) declarou durante uma transmissão ao vivo em seu Instagram na manhã deste sábado (08.02) que Cuiabá está enfrentando um aumento considerável nos casos de chikungunya. Segundo ele, essa situação se deve ao fato de que a população não tem colaborado adequadamente no combate ao mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti. De acordo com Brunini, até o momento, foram confirmados dois óbitos por chikungunya, e outros dois estão sob investigação.
Abilio solicitou a colaboração da população, alertando sobre a presença de água parada, que é o principal criadouro do mosquito. Ele também mencionou que a administração pública está fazendo sua parte, promovendo campanhas de conscientização, notificando e protocolando pedidos ao Ministério da Saúde para obter insumos necessários à realização dos exames. Contudo, o prefeito enfatizou que o controle da situação depende consideravelmente da participação da população. “Se a população não nos ajudar, será muito difícil, pois não podemos entrar nas casas das pessoas sem autorização. É necessário que as pessoas permitam a entrada dos agentes de endemia.
Precisamos que você se junte a nós nesta luta contra a chikungunya e a dengue”. A secretária de Saúde, a médica Lúcia Helena Barboza Sampaio, que acompanhava o prefeito, ressaltou a importância da conscientização individual para o combate dessas arboviroses. “Por favor, nos ajudem”. Dados do Painel Arboviroses indicam que, em um período de apenas 21 dias, foram registrados 820 casos prováveis e 781 confirmados. A Capital está classificada no nível 2 do painel de monitoramento.