Assembleia Legislativa de MT Celebra Quatro Anos de Projeto Pioneiro que Garante Identidade e Cidadania à Primeira Infância

Há quatro anos, um espaço acolhedor na entrada do Parlamento Mato-grossense transforma a relação das crianças com a cidadania, unindo segurança, tecnologia e um atendimento humanizado. O Espaço de Identificação Infantil, vinculado à Ouvidoria da Assembleia Legislativa, comemorou nesta quinta-feira (16) seu aniversário de quatro anos, consolidando-se como um serviço essencial e pioneiro no país.

A solenidade ocorreu em frente aos três guichês que diariamente abrem as portas para dezenas de famílias. A ouvidora-geral da Assembleia, Uecileny Rodrigues Fernandes, relembrou a missão do local. “Criamos este espaço para atender bebês e crianças de até cinco anos. A intenção vai além de emitir um documento; é promover a cidadania desde o berço, dando segurança e inserindo esses pequenos cidadãos oficialmente no sistema de segurança pública do Brasil. Nosso foco é, sobretudo, cidadania e proteção”, explicou.

Inaugurado em outubro de 2019, o setor é uma referência nacional por ser o primeiro a utilizar equipamentos de biometria especificamente calibrados para a delicada digital de bebês e crianças pequenas. No local, é realizada a coleta das impressões digitais, a fotografia e a emissão da Carteira de Identidade, que fica pronta em um prazo de até 20 dias. Em média, o espaço realiza entre 35 e 40 atendimentos por dia, um número que reflete a confiança da população no serviço.

“Completamos quatro anos de um trabalho de grande êxito. A população abraçou este serviço e nós recebemos a todos de braços abertos, sempre primando pelo melhor atendimento”, celebrou a ouvidora.

O Coração do Atendimento: Amor e Dedicação

A força motriz por trás do balcão é o trabalho de servidores dedicados, como Karla Cristina Gomes, que está no setor desde sua implantação. Sua função, técnica na descrição, ganha vida com a paixão pelo que faz. “Atuo com isso desde antes da abertura do espaço infantil. Faço com muito amor e agradeço a Deus por tudo. É profundamente satisfatório. Depois da minha família, minha segunda casa é aqui, atendendo as crianças. Sou apaixonada por trabalhar com elas, e isso enche meu dia de alegria”, compartilhou Karla, emocionada.

A eficiência do serviço é atestada por quem mais importa: os usuários. Lauriene Amorim, mãe da pequena Isabela, soube do espaço por meio de uma ação social em seu bairro. “Eles informaram sobre a possibilidade do agendamento para a primeira via da identidade. Fizemos o agendamento e trouxemos ela. O atendimento é excelente, as pessoas são muito atenciosas e cordiais. Está tudo ótimo”, elogiou.

Mais do que um posto de emissão de documentos, o Espaço de Identificação Infantil se firmou como um local onde a cidadania é plantada nos primeiros anos de vida, assegurando direitos, identidade e um futuro mais protegido para as novas gerações de Mato Grosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PAINEL MT

VÍDEOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS