40º FIPe: Exposição vai narrar trajetória da comunicação de Cáceres

Assessoria

 

Sob a curadoria dos professores de história da Unemat, Maria do Socorro Araújo e Acir Montechi, e colaboração direta do publicitário e membro do Instituto Histórico de Cáceres, José Carlos de Carvalho, uma exposição denominada: ‘Do alto falante à rádio digital’, narrará a trajetória de setores da comunicação de Cáceres durante a 40ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPE) que acontece de 4 a 9 de julho.

A exposição começa com a história dos auto falantes que ficavam em cima do prédio do Cine Copacabana que se localizava na Praça Barão do Rio Branco, onde é hoje o Restaurante Casarão.

Possuía programação com informações, anúncios e músicas, como faz as rádios atuais.

Depois ela passa para a criação das emissoras de rádio que teve como pioneira, a Translíder em 1968, idealizada pelo técnico em eletrônica Aderbal Michelis.

A história chega aos dias atuais, já com as emissoras digitalizadas e na internet.

Este ano, a Radio FIPE, uma criação de José Carlos, vai estar, pela primeira vez, ao vivo, em tempo real, pelo www.sistemasonora.com.br/clubfm

Além da tradicional programação musical e de informação, o canal transmitirá podcasts.

Além do acervo de comunicação que já havia no Museu, emissoras e empresas, como a de José Carlos de Cavalho, emprestaram seus acervos pessoais para a exposição.

Ela estará aberta ao público, especialmente, no período noturno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *